“O espaço da assistência estudantil na Universidade é um espaço de luta”, afirma Pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis em live

Lucca Bernard, Marcos Vinícius dos Santos

Desde o início da pandemia, a evasão de estudantes no ensino superior tem sido um problema para as universidades. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), disponibilizados no último Censo da Educação Superior, as universidades públicas do país registraram queda de 18,8% no número de concluintes. A pesquisa foi coletada até junho de 2021, período em que muitas universidades ainda adotavam o ensino remoto. Com o retorno presencial das atividades acadêmicas, muitos estudantes seguem enfrentando dificuldades financeiras e psicológicas.

Na live realizada no dia 29 de abril, a Dra. Natália de Souza Lisboa, pró-reitora da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), debateu assuntos relacionados a evasão de estudantes, explicando as políticas de permanência da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), os impactos dos cortes de verba na assistência econômica oferecida pela instituição, passando também por informações sobre o acompanhamento psicológico disponibilizado aos alunos.

A live está disponível, na íntegra, no canal do Jornal Lampião no YouTube.