Warning: strtotime(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/lampiaod/public_html/index.php on line 12

Lampião lança programa de fact-checking - Lampião Digital

Lampião lança programa de fact-checking

Em tempos de fake news, o jornal pretende checar a veracidade de informações espalhadas na região de Ouro Preto e Mariana

Texto: Patrick Araújo | Visual: Júlia Militão e Larissa Maiane

O LAMPIÃO está cheio de novidades para os leitores em 2018. Uma delas é a criação do seu próprio programa de fact-checking ou, em bom português, checagem de fatos. A checagem de fatos, dados e fontes é uma técnica básica para o exercício da apuração jornalística, mas, desde o início dos anos 90, a prática tem sido usada como outro modo de se fazer jornalismo. O repórter da rede de TV norte-americana CNN Brocks Jackson recebeu a missão de conferir se tudo o que os possíveis candidatos à presidência dos Estados Unidos estavam dizendo nas prévias da campanha eleitoral de 1991 era verdade. Ele montou uma equipe para a cobertura das eleições e, em 2003, criou o site factcheck.org, ainda ativo. Foi a primeira iniciativa de checagem de fatos independente no mundo.

O jornalismo sempre conviveu com notícias falsas, sensacionalistas, informações duvidosas, mas, nos últimos anos, as fake news se espalharam rapidamente pela internet, principalmente nas redes sociais. Em contrapartida, surgiram agências e sites especializados em checagem de fatos em todo o mundo, como o americano PolitiFact, o argentino Chequeado e o sul-africano Africa Check. No Brasil, exemplos reconhecidos incluem a Agência Lupa, no Rio de Janeiro, vinculada à Revista Piauí; o Projeto Truco, vinculado à Agência Pública em São Paulo; e o site Aos Fatos, também de São Paulo. Esses veículos checam discursos de políticos, boatos na internet, notícias falsas.

Inspirado nessas iniciativas e nos valores de “Respeito à função jornalística de traduzir os acontecimentos e informações; aderência aos princípios técnicos e éticos no fazer jornalístico; compromisso de atuar junto à sociedade, revisando e aprimorando  valores e funções do jornalismo” no compromisso da informação e do interesse público desde 2011, o LAMPIÃO lança seu próprio programa de checagem de fatos.

Como funciona?

A checagem de fatos do LAMPIÃO será feita a cada ciclo produtivo do jornal. Serão duas checagens a cada semestre. O trabalho funciona, a princípio, em cinco etapas. São elas:

• A escolha do discurso: o jornal escolhe o que será checado. As informações devem ser locais de interesse público e que afetam um grande número de pessoas nas cidades de Mariana, Ouro Preto e seus respectivos distritos. Pode ser um boato, o discurso de algum político, notícias falsas, informações divulgadas por órgãos públicos e sugestões de nossos leitores.
  • Busca de fontes: a checagem de fatos procura fontes oficiais, estudos de instituições renomadas, universidades que forneçam dados seguros e confiáveis e mais atuais sobre o assunto escolhido para checagem. Em seguida, o checador ou checadora do jornal entra em contato com a pessoa ou instituição que divulgou a informação e solicita as fontes dos dados informados. Com as informações em mãos, faz a confrontação do material recebido com os dados da apuração anterior.
  • Reconstrução do contexto: o checador explica o que está checando, em que situação e quando a informação foi publicada ou começou a circular.
  • Classificação: é comum na prática do fact-checking serem estabelecidas classificações de acordo com os dados levantados e a informação checada. Depois que são estabelecidas as classificações, o checador (a) entra em contato novamente com o autor da informação e pede mais uma explicação e/ou manifestação sobre a apuração da checagem. A princípio, o LAMPIÃO adotará as seguintes classificações:

A frase citada é verdade e é possível confirmá-la com dados, estudos, informações de órgão reguladores.

A informação é correta, mas é necessário esclarecer certos pontos ao leitor.

É possível comprovar que a informação é falsa.

As informações contêm dados incompletos ou não levam em consideração o contexto aplicado.

A informação é parcialmente verdadeira, no entanto há uma supervalorização no que foi dito.

5) Representação gráfica: cada classificação possui um representação gráfica de acordo com a linha editorial e o planejamento visual do jornal.

Clique aqui para ler nossa primeira checagem, sobre a “visão dos 100 dias de Saae”.