Jornalismo da UFOP é premiado em evento nacional

As estudantes de Jornalismo Laryssa Gabelini e Carolina Carvalho.

Produção: Giulia Pereira e Rafael Santos

O Jornal Lampião e a Revista Curinga foram premiados na última Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), em âmbito nacional. A premiação aconteceu dentro do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), na Universidade  Federal do Pará (UFPA), entre 2 e 7 de setembro.

O Prêmio Expocom avalia os trabalhos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação. As edições 31, 32 e 33 do Lampião foram premiadas na categoria Jornal-laboratório impresso e a edição 26 da Curinga foi premiada na categoria Revista-laboratório impressa. As produções foram realizadas pelas turmas ingressantes nos períodos 2015/2 e 2016/1 do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto.

As estudantes de Jornalismo Carolina Carvalho e Laryssa Gabelini representaram as produções da UFOP na última Expocom. “O processo de produção do Lampião é muito bonito. Tudo é realmente integrado. Um processo da turma inteira, com os professores presentes, algo que dá orgulho no final”, contou Carolina. Ela também ressaltou que, mesmo concorrendo com outras Universidades e produtos de muita qualidade, o jornal-laboratório se destacou.

Para concorrer à edição nacional, as produções foram premiadas primeiramente na etapa regional, que aconteceu no XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste 2019), entre 3 e 5 de junho, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

SAIBA MAIS SOBRE OS PRODUTOS PREMIADOS

Desde 2011, o Lampião é produto da disciplina “Laboratório Impresso I”, ministrada obrigatoriamente no 6º período do curso. Atualmente, tem como nome “Laboratório Integrado I”, e engloba produções multimídia direcionadas ao público-leitor das cidades de Mariana e Ouro Preto, onde circula gratuitamente a edição impressa.

A Revista Curinga, também produzida desde 2011, é produzida pelos alunos da disciplina “Laboratório Integrado II: Grande Reportagem”, obrigatória do 7º período. Ambas as produções são supervisionadas pelos professores do curso, nas áreas de texto/redação, planejamento visual e fotografia. Além disso, no Lampião, há produções de rádio, audiovisual e web. O auxílio dos professores, laboratórios estruturados e o apoio da Instituição, na opinião da estudante, foram determinantes para a conquista do prêmio.