Fique livre dos mosquitos: Dicas para manter os pernilongos longe

Fique livre dos mosquitos: Dicas para manter os pernilongos longe
Texto: Narrian Gomes / Foto: Júlia Massa

Com a chegada da época de chuvas, o perigo de contaminação por picadas de mosquitos aumenta ainda mais, pois o acúmulo de água e a formação de poças em locais de difícil acesso são ideais para a reprodução dos mosquitos. Eles, que chamamos muitas vezes de pernilongos e conhecemos muito bem, são mais perigosos do que imaginamos: apesar de serem mais lembrados pela transmissão da dengue, esses mosquitinhos são responsáveis pela transmissão de muitas outras doenças que também são ameaças para nós. Algumas delas são: malária, leishmaniose, filariose e muitas outras.

 

Por isso, neste post, nós do Jornal Lampião, vamos dar algumas dicas de como você pode evitar a proliferação desses mosquitos na sua casa e se proteger contra as picadas.

 

Para proteger a sua casa:

  • Tenha total atenção com recipientes que acumulam água no quintal como plantas, vasos de plantas, calhas, marquises, caixas de esgoto, baldes, carrinhos de mão e semelhantes. É importante que eles sejam limpos com frequência e se possível, cheios de areia.
  • Descarte com cuidado recipientes descartáveis, como PETs, copos e potes descartáveis, que acumulam água com grande facilidade.
  • Trate a água de piscinas com cloro, pelo menos uma vez por mês. A limpeza das canaletas ao redor da piscina e das bordas é importante.
  • Fique atento ao modo como descarta o seu lixo. É essencial que ele seja descartado em um recipiente com tampa e que não acumule água.
  • Mantenha as caixas d’água e reservatórios cobertos com lona e/ou tampa.

 

Para se proteger:

  • Instale telas nas janelas e entradas de ar finas o suficiente para evitar o acesso dos mosquitos aos cômodos da casa
  • Use roupas que protejam as pernas e braços contra as picadas dos mosquitos
  • Use repelentes. Em creme, para o corpo; elétricos, para tomadas ou feitos em casa com óleos essenciais

 

Se você seguir essas dicas, você com certeza estará um pouquinho mais seguro contra os mosquitos e as doenças transmitidas por eles. Mais informações sobre os perigos dos mosquitos e da água parada e poluída, que aumentam a sua proliferação, estarão na reportagem do Jornal Lampião que tratará sobre a poluição do Ribeirão do Carmo, um dos principais vetores de mosquitos da região. A matéria poderá ser encontrada aqui mesmo no site. Fique ligado.

 

Veja o que já fizemos sobre isso.