Feira Noturna agita as quintas-feiras em Mariana

Feira Noturna agita as quintas-feiras em Mariana

Atineia Novais, Kaio Moreira Veloso

No último dia 12 de maio, a equipe do Lampião foi até a Feira Noturna de Mariana para conferir o evento, que é realizado sempre às quintas-feiras a partir das 17 horas, na Praça dos Ferroviários, localizada no bairro Barro Preto. Após dois anos suspensa devido a pandemia de Covid-19, a feira voltou às atividades e, já no primeiro dia, mostrou ser sucesso de público.

Criada em 2017 com o objetivo de gerar renda para as vítimas do rompimento da barragem de Fundão, a Feira busca valorizar a sua localidade, com shows de artistas locais, sendo também descrita como um ambiente familiar e aberto a diferentes gerações. O projeto foi viabilizado através do dinheiro do ajustamento de conduta entre o Ministério Público, a Arquidiocese de Mariana e a Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão.

Configurando-se como uma organização social sem fins lucrativos, a Feira Noturna é realizada regularmente em espaço cedido pela Prefeitura Municipal, que também apoia a realização através da contratação de shows e instalação de som. Para participar, os feirantes devem realizar um curso oferecido a cada seis meses, para certificar que as condições da vigilância sanitária sejam atendidas, assim como pagar uma taxa pela montagem das barracas. Hoje, o espaço conta com vinte e seis barracas, sendo que dezenove são de antigos vendedores.

Abaixo, você confere a áudioreportagem e uma galeria de fotos que mostra a Feira desde sua montagem, no período vespertino, à sua realização, no período noturno.

Para acompanhar a divulgação dos eventos, como a programação musical e comunicados, é possível seguir a Feira Noturna no Facebook e no Instagram.