7 dicas para melhorar o seu dia durante o isolamento

PRODUÇÃO: EDUARDA GARCIA E KINDERLLY BRANDÃO
 

O isolamento social nunca foi tão necessário para conter a propagação do coronavírus, com a chegada da onda roxa em Ouro Preto e região no dia 16 de março, mais restrita que a onda vermelha, e com as regras mais rígidas decretadas pelo Governo de Minas Gerais. Dentre as novas medidas para Ouro Preto, o toque de recolher, de 20h às 5h de segunda à sexta, e das 17h às 5h durante o final de semana, faz com que as pessoas tenham que passar mais tempo em casa. E o que fazer em casa para passar o tempo e se distrair em um momento crítico como esse?

  • Fazer exercícios físicos

Uma boa dica para iniciar a lista é fazer exercícios, principalmente quando se passa muito tempo em isolamento, movimentando-se menos. De acordo com a profissional de educação física e instrutora de treino funcional, Cristina Garcia Mendes, “as atividades físicas melhoram consideravelmente a nossa capacidade funcional, nos proporcionando melhora na qualidade de nossa respiração, além de controle do peso corporal, maior liberação de serotonina circulante no sangue hormônio responsável pela melhora na qualidade do sono, controle do nível de estresse, ansiedade, depressão, dentre outros”.

Alguns minutos de meditação, exercícios físicos e até mesmo um alongamento pela manhã e durante o dia já são o suficiente para ficar mais relaxado.

mulher fazendo exercício físico
Foto: Cristina Garcia
  • Ouvir podcasts e músicas novas

Que ouvir música faz bem, a gente já sabe! Quando escutamos músicas e sons que gostamos, temos uma sensação física de prazer, satisfação e relaxamento. Mas se você estiver cansado de escutar sempre a mesma coisa, experimente ouvir novos estilos musicais! 

Outra dica é escutar podcasts. Os podcasts nada mais são que programas com vários episódios, com conteúdos sobre um determinado segmento, muito semelhante ao rádio convencional.  O melhor é que você pode ouvir quando e onde quiser, na sua plataforma de streaming favorita. Uma boa sugestão é o podcast da administradora e orientadora financeira Nath Finanças. O podcast é recheado de conteúdos super didáticos sobre economia e educação financeira, que nos ajudam a entender questões sobre finanças, poupar dinheiro e acertar as contas. 

De acordo com a plataforma do Spotify, em julho de 2020, quase quatro meses após a chegada do coronavírus no Brasil, foram divulgados dados apontando o crescimento do consumo de podcasts no país. O aumento chegou a mais de 50% apenas no primeiro trimestre do ano passado. Novos dados foram liberados pelo Spotify no mesmo ano, demonstrando que os podcasts sobre bem estar cresceram 180% de janeiro a novembro.

Esses foram os cinco podcasts mais ouvidos do Brasil em 2020:

  • Horóscopo Hoje
  • Café da Manhã
  • Primocast
  • NerdCast
  • Flow Podcast

O Jornal Lampião também está no  Spotify! Acompanhe-nos por lá! 

  • Cuidar das plantas

Parece bobo, mas ter plantas em casa e tirar um tempo para cuidá-las pode funcionar como um bom passatempo para relaxar. Praticar a jardinagem e cuidar de plantas e flores é uma atividade acessível, barata, motivadora e relaxante. Caso você tenha uma horta, melhor ainda! Mas se não tiver, você pode começar o cultivo de plantas dentro do seu lar, através de mudas e sementes obtidas a partir de frutas, verduras e hortaliças que você já consome no seu dia a dia. Exemplo disso é fazer o plantio utilizando mudas e sementes de pimentas, tomates, cenouras, manjericão, hortelã, alface, batatas, alho, dentre muitos outros!

fotos-plantas
Foto: Duda Garcia
  • Aproveitar para curtir eventos em casa

Desde o início da pandemia, muitos eventos regionais e locais que aconteciam presencialmente tornaram-se remotos. Com a programação realizada e disponibilizada apenas de forma online, muitos desses eventos foram realizados através de lives. A Panorama Mobile Time/Opinion Box, um conjunto de pesquisas periódicas sobre hábitos dos brasileiros no consumo de conteúdos e serviços móveis, analisou o consumo de transmissões ao vivo em 2020. Na pesquisa, 75% dos internautas brasileiros afirmaram já ter assistido uma transmissão ao vivo na tela do seu aparelho móvel, dos quais 66% aumentaram a frequência de visualização desta modalidade de eventos no período de confinamento em casa.

Aproveite a programação disponibilizada para este final de semana! Do dia 26 a 28 de março, o Festival de Verão de Ouro Preto será realizado inteiramente online. A produtora do Festival, Wilma Miranda, nos contou um pouco sobre o evento: “Nesta edição, priorizamos atividades que possam ser acompanhadas por toda a família, em casa, sem aglomeração, e que proporcionem um momento divertido, em meio a este período tão complicado. Nossa preocupação foi mesclar atividades que pudessem contemplar as crianças, os pais, tutores e adolescentes”.

As atividades serão disponibilizadas no YouTube e podem ser acessadas até o fim de 2021. A programação conta com histórias e brincadeiras para as crianças, diversas oficinas, exposição fotográfica e até visita guiada à Casa da Ópera! As atividades começam hoje e vão até domingo (28). Vale a pena conferir!

mulher em evento
Foto: Bruno Goulart
  • Testar receitas novas na cozinha

As buscas pelo termo “receita” tiveram grande aumento de março a dezembro de 2020, com pico de pesquisas no mês de setembro, segundo dados do Google Trends, que mede o interesse de busca dos internautas por determinados assuntos. Já as buscas por “receitas para fazer na quarentena” e “receitas fáceis para fazer na quarentena” tiveram vários picos de aumento repentino no volume de buscas durante o ano passado, e o assunto segue sendo interesse das pessoas enquanto dura a pandemia.

A internet está repleta de novas possibilidades na cozinha, prontas para serem exploradas. Não é preciso comprar ingredientes caros nem gastar horas do seu dia em frente ao fogão; seja criativo, descubra novas formas de cozinhar e agradar seu paladar! E se você não leva jeito na cozinha, quem sabe agora não é a hora de aprender algumas coisas novas? Alguns sites muito conhecidos são o Tudo Gostoso, Tastemade, Panelaterapia, Guia da Cozinha, Vovó Palmirinha.

prato de comida
Foto: Livia Ferreira
  • Tomar um banho de sol

Se você tem um local na sua casa com acesso à luz solar, uma dica é pegar sol por até 20 minutos diários. A luz solar auxilia na produção de vitamina D, que é considerada a principal estimuladora do sistema imunológico e fundamental para a proteção contra doenças. 

De acordo com o Dr. Uronal Zancan, que produziu um vídeo em seu canal do YouTube apresentando os benefícios do banho de sol, ele é capaz de diminuir doenças cardiovasculares, melhora o sono, possui ações antioxidantes e pode até mesmo combater o envelhecimento, além de estimular a imunidade no corpo. “O sol é vital para nossa existência. Você tem que tomar sol todos os dias, e sem fotoprotetor. O que é um problema, é a exposição errada e cumulativa. O sol é um excelente agente terapêutico para a diminuição de diversas doenças”. 

O ideal é tomar o sol da manhã, antes das 10h. Após o banho de sol, hidrate-se!

cuidados com a pele
Foto: Lívia Ferreira
  • Fazer um dia de SPA em casa

Em momentos de muito estresse, tirar um dia para cuidar da sua pele e do seu cabelo pode impactar positivamente na sua autoestima. Ingredientes caseiros e naturais como mel, açúcar, café, vinagre e azeite podem ser utilizados para criar produtos naturais de autocuidado, possibilitando uma rotina de cuidados eficiente, prática e econômica. 

De acordo com a farmacêutica e cosmetologista Paula Soares, utilizar produtos naturais pode ser melhor do que fazer uso de cosméticos processados, pois eles não são totalmente benéficos ao organismo e ao meio ambiente, devido a presença de ingredientes à base de petróleo e outros componentes químicos. Por isso, ela tenta usar produtos mais acessíveis e naturais, buscando a simplicidade no autocuidado.

A farmacêutica, que produz cosméticos veganos e artesanais, compartilhou conosco uma receita de tônico capilar de alecrim para se fazer em casa:

Ingredientes:

  • 10g de alecrim seco
  • colher de sopa de vinagre
  • 3 xícaras de água 

Modo de fazer:

Ferva a água, adicione o alecrim, tampe e desligue o fogo. Após isso, aguarde 10 minutos. Adicione o vinagre e o envase. Você pode usar o tônico de duas formas diferentes, para atingir objetivos distintos. Para o crescimento capilar e combate à caspa, você deve esfregar ou borrifar o tônico no couro cabeludo após banho, sem enxague. Já para dar brilho, é só passar uma ou duas colheres de sopa do produto nos fios, após o xampu e antes do condicionador, em toda a extensão do cabelo.

Sabemos que para muitas pessoas que têm uma vida ativa normalmente, ficar muito tempo em casa pode ser angustiante e desgastante. No entanto, essas foram algumas dicas alternativas de atividades possíveis de se fazer mesmo em isolamento. Se for pra ficar em casa, que seja fazendo algo interessante, que goste e que te anime, não é mesmo? O importante é se proteger da Covid-19 e proteger aqueles ao seu redor! Faça sua parte, se puder, fique em casa!