Ájo Podcast: caso de blackface em festa universitária reaviva discussões sobre enfrentamento do racismo

Matheus Ferreira, Maria Alice

A série Ájo Podcast debate o racismo e as suas manifestações, além de apresentar direções para o combate à discriminação e a formação de uma sociedade antirrascista. O podcast surgiu das discussões originadas das denúncias que acusam moradores de repúblicas do uso de blackface em uma festa à fantasia. O blackface é uma prática racista, em que pessoas brancas pintam os rostos e outras partes do corpo com tinta escura.

#03 – Letramento Racial

No último episódio da série, você acompanha o debate sobre letramento racial. Nele, nossos convidados falam da importância de pensar e trabalhar as novas formas de educação com o objetivo de desconstruir estruturas raciais e enfrentar a supremacia branca.

#02 – Coletivo e Aquilobamento

Neste episódio, nós falamos sobre os coletivos negros e o aquilombamento. Também abordamos a importância histórica para a comunidade negra brasileira de se organizar para proteger e disseminar a sua cultura. Debatemos também as novas formas da população negra de lutar e se organizar, ou melhor, de aquilombar-se.

#01 – Racismo Estrutural

Neste episódio você acompanha o debate sobre o racismo estrutural, suas dimensões, sendo elas conscientes ou inconscientes, o preconceito e a discriminação vivenciados cotidianamente pelas populações negra e indígena. No programa também você descobre o que significa Ájo. Ouça!